Nome das Cordas do Violão

Nome das cordas do violão, aprenda de forma simples e prática

Saber o nome das cordas do violão é um assunto que pode deixar muitos iniciantes um pouco confusos, principalmente na hora de fazer a troca das cordas, devido a necessidade de colocá-las na ordem correta e também no momento de afinar o violão.

Além dos nomes das cordas de violão, uma pergunta que sempre recebo é sobre quais os tipos de materiais mais utilizados para a fabricação de cordas de violão.

Os modelos de cordas que mais vejo sendo comercializadas e utilizadas são: aço, nylon, bronze e níquel, todavia com tantos avanços nos processos industriais, podem já existir outros modelos também.

JÁ CONHECE O NOSSO CURSO?VOCÊ GANHOU UM SUPER DESCONTO

(VEJA O VÍDEO)

CLIQUE AQUI E APROVEITE O SEU DESCONTO
 

Nome das cordas do violão, entendendo os conceitos básicos

O violão popularmente utilizado é composto por 6 cordas, as quais são contadas de baixo para cima, iniciando a contagem da corda mais fina (que é a mais aguda) até a mais grossa (que é a mais grave). 

De baixo para cima, as notas e suas respectivas cordas são 1ª corda Mi (E),  2ª corda Si (B), 3ª corda Sol (G), 4ª corda Ré (D), 5ª Corda Lá (A) e 6ª Corda Mi (E).

Para uma melhor compreensão, observe na Imagem abaixo a forma na qual o nome das cordas do violão estão distribuídas:

Aprenda o nome das cordas do violão

Nomes das Cordas do Violão – Contadas de baixo para cima.

Nome das cordas do violão, saiba o que são cordas primas e bordões

 

Uma maneira de se referir as 3 primeiras cordas finas do violão (agudas) é chama-las de “cordas primas”. E as 3 cordas mais grossas (graves) chamamos de “bordões”.

Nomes da Corda do Violão

Nomes da Corda do Violão – Cordas Primas e Bordões.

A afinação do violão,mais utilizada, a qual chamamos de afinação padrão, é configurada na tonalidade de E (mi maior). Ela é utilizada pela maioria dos músicos e bandas.

Mas também existem outras afinações com variações de tonalidade como a de Eb (Mi bemol), onde o nome das cordas do violão passam a ser: Eb (mi bemol) na primeira corda, Bb (si bemol) na segunda corda, Gb (sol bemol) na terceira corda, Db (ré bemol) na quarta corda, Ab (lá bemol) na quinta corda e Eb (mi bemol) na sexta corda.

Assista também o vídeo abaixo onde falamos sobre este assunto também.

Para quem está começando aprender a tocar violão, nessa fase o mais importante é compreender o conceito inicial do nome das cordas do violão e as notas correspondentes a cada uma delas. Isso já lhe ajudará a se localizar no que se refere as notas de violão e principalmente, à afinação. Neste artigo buscamos trazer esse conhecimento da forma mais simples e direta possível.

Agora é só você partir para a prática, buscando gravar esse conhecimento. Uma boa forma de fazer isso é tocar cada uma das cordas do violão e em seguida falar o seu nome. Repita esse processo quantas vezes forem necessárias para que seu cérebro memorize naturalmente os nomes das cordas do violão.

Você também pode aprender violão seguindo um passo a passo simples e prático através do nosso curso de violão para iniciantes. Convido você a conhecer essa forma diferente e divertida de aprender violão a partir do conforto de sua casa.

Grande abraço e até o próximo artigo!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Nome das Cordas do Violão
Author Rating
51star1star1star1star1star